Instalações Elétricas e suas Adequações às Normas Técnicas (NR-10 e outras)
O que são instalações elétricas? Quais são as Normas Técnicas devemos seguir? Que categorias de instalações elétricas existem? Há diferenças entre instalações elétricas prediais, comerciais e industriais? É importante ter um projeto de instalações antes de iniciar qualquer intervenção na edificação?
Estas são algumas dentre as dúvidas que podem surgir ao se iniciar uma construção ou reforma. Neste texto vamos falar sobre cada um desses pontos e esclarecer a importância da segurança nas instalações, por que fazer manutenções preventivas e corretivas e como se adequar à Norma Regulamentadora NR 10 (Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade).
As instalações elétricas são compostas pelos seguintes elementos: infraestrutura, medição/proteção, cabeamento e controle.
Discorrendo um pouco sobre cada um deles:
- Infraestrutura da instalação elétrica: É composta por elementos como eletrodutos, caixas de passagem, caixa de medidores, fixadores para cabos, eletrocalhas e suportes.
- Medição e proteção: Aqui falamos de medidores, disjuntores, fusíveis e relés. São elementos que monitoram e protegem as instalações elétricas;
- Cabeamento: São os condutores responsáveis por conectar as fontes tais como equipamentos elétricos e eletrônicos às cargas elétricas;
- Controle: Sua função é acionar e desligar cargas, engloba interruptores para o sistema de iluminação, sensores para automatização ou sistemas para controle de uma bomba de piscina, por exemplo.
O que difere cada uma delas
Podemos subdividir as instalações elétricas em prediais, comerciais e industriais. O que difere cada uma delas é a complexidade e a potência exigida do sistema.
Em uma instalação predial ou residencial, por exemplo, o sistema de controle é composto basicamente por interruptores para as lâmpadas e provavelmente nenhum relé será utilizado, mas em uma instalação elétrica industrial, serão necessários vários sistemas de medição para controlar o consumo energético em cada fase de uma produção, relés para controle de processo e proteção de máquinas e equipamentos, além de sistemas de controle utilizando comandos elétricos e automação.
Devido à complexidade exigida por cada instalação é importante contar com equipes qualificadas. Há riscos relacionados à execução e que se não forem adequadamente previstos ou mitigados, podem levar a ocorrências que vão da queima de aparelhos, passando por curtos-circuitos e podendo mesmo gerar incêndios, de forma a colocar vidas em risco.
Da mesma forma que a execução, o projeto elétrico exige cuidados e qualificações para que se possa contar com uma instalação segura, a partir do dimensionamento correto da fiação e a adequação da distribuição de cargas evitando a sobrecarga e o consequente aquecimento do sistema. O projeto de elétrica tem a função de planejar como funcionará toda a fiação deixando margem para futuras instalações. É sem dúvida uma das especialidades mais importantes dentre as que compõem os projetos de uma construção ou reforma.
Todo o projeto de instalações elétricas é composto por tabelas de informações, diagramas e símbolos e deve seguir Normas Técnicas de instalações elétricas, tais como a NBR 5410: Instalações elétricas de baixa tensão, a NBR 5444: Símbolos gráficos para instalações elétricas prediais e a NR 10: Segurança em instalações e serviços em eletricidade. Quando se pensa em instalações e adequações em indústrias e fábricas, um requisito importante a ser observado é a identificação e a sinalização dos quadros elétricos, incluindo o emprego de diagramas unifilares.
É importante que o projeto de elétrica contenha os esquemas elétricos tanto dos quadros quanto da instalação como um todo, uma vez que esses esquemas são de grande importância para a verificação do correto dimensionamento da instalação e para consulta mediante a programação de manutenções preventivas e corretivas ou mesmo para a instalação de novos equipamentos ou circuitos.
Podemos ver pela abrangência do tema o quão importante é contratar empresas com profissionais qualificados que possam desenvolver serviços de qualidade seguindo as normas técnicas vigentes.
Acompanhe abaixo algumas destas normas:
- NR 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade;
- NBR 5410 - Instalações elétricas em Baixa Tensão;
- NBR 5419 - Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas;
- NBR 6808 - Quadros de Distribuição;
- NBR-IEC 60439-1: Conjuntos de manobra e controle de baixa tensão (Quadros de distribuição);
- NBR 14039- Instalações elétricas em Média Tensão;
O Grupo Milano, vem há mais de 40 anos promovendo planejamento, segurança e economia em seus serviços, que incluem a especialidade de instalações elétricas, de forma a garantir responsabilidade, técnica e qualidade por meio de seu corpo de profissionais experientes e qualificados.
Por Ane C. Oliveira
Categoria: Artigo
Publicado em: 25/05/2020