Manta Asfáltica versus Manta Líquida (ou Membrana Impermeabilizante)

 

Na hora da escolha do método de impermeabilização, uma dúvida recorrente de nossos clientes diz respeito às características e indicações de uma destas duas técnicas.

O assunto é bastante abrangente e há uma sequência de Normas que permeiam as especificações técnicas requeridas: seja na escolha do método ou constituição dos materiais empregados, seja abordando critérios de concepção de projeto.

Aqui, no entanto, o objetivo é fazer um recorte no tema para abordar questões recorrentes nas solicitações de clientes e que permeiam as definições de escopo de que necessitam.

Clientes industriais nos procuram com necessidades específicas e que variam muito de acordo com o uso e o local da instalação: locais com baixo trânsito, lajes que suportam bombas, tanques de contenção de efluentes de máquinas, lajes de cobertura, banheiros e vestiários.

Qual o tipo de impermeabilização que deve ser indicado levando em conta a necessidade de cada instalação?

Alguns questionamentos que delimitam condições de contorno a serem consideradas na solução:

 

  • Área coberta ou descoberta
  • Nível de trânsito de pessoas e de equipamentos
  • Área molhada ou permanentemente alagada

 

Sabemos que a questão orçamentária muitas vezes se impõe às necessidades de realização das demandas e portanto em todos os casos precisamos nos ater a aspectos de durabilidade requerida versus disponibilidade de orçamento.

Abaixo alguns exemplos de situações vivenciadas junto aos clientes e que constituem-se numa boa maneira de exemplificar nossa metodologia de trabalho no que diz respeito a solução de dúvidas e indicações de uso.

 

Área Coberta ou Descoberta

Fig 1 - Impermeabilização de Área coberta - Sem Trânsito - Manta Líquida

Se a impermeabilização é de uma área coberta e se não haverá fechamento do local, como por exemplo numa laje que embutirá instalações hidráulicas (banheiro, cozinha industrial), pode-se utilizar uma manta líquida (nome comercial) ou membrana, sendo este um produto de aplicação mais rápida em relação à manta asfáltica e de baixo custo ainda se comparado a esta.

No detalhe a aplicação de membrana na impermeabilização de um tanque para contenção de efluentes de máquina industrial.

Para lajes de cobertura recomendamos a aplicação de manta asfáltica  de forma a aumentar a vida útil do sistema em razão da exposição a intempéries.

 

 

Fig 2 - Impermeabilização de área descoberta - sem trânsito - manta líquida

A membrana impermeabilizante nestas situações embora possua um custo inferior, e mesmo se tratando de produto da alta qualidade requer reaplicações periódicas para a manutenção da estanqueidade do sistema, mas isso não implica na impossibilidade de uso. No caso exemplificado pela imagem, como a laje possui reduzidas dimensões e possibilita o fácil acesso para reaplicação anual do produto, nosso cliente optou por esta solução de forma a resolver o problema das infiltrações considerando aspectos de custo.

 

Nível de trânsito de pessoas ou equipamentos

A membrana impermeabilizante embora possua alguma resistência mecânica em decorrência da própria composição do material e do método de aplicação não resiste ao trânsito, sendo indicada para locais de pouco acesso como por exemplo lajes de serviços destinadas à disposição de maquinário, de maneira que somente comportem trânsito nas manutenções espaçadas e mesmo assim requerem aplicações anuais com definição do número de demãos a depender dos fatores de exposição no local e do produto adotado.

 

Áreas molhadas ou permanentemente alagadas

Fig 4 - Aplicação de Manta Asfáltica Aluminizada

Em áreas molhadas como por exemplo banheiros, reserva-se o espaço abaixo do piso para a disposição de parte das instalações hidráulicas. Uma vez implantada a rede hidráulica embutida no piso não se prevê manutenções regulares que requeiram a quebra deste piso. Nestes casos precisamos adotar soluções com maior durabilidade, o que corresponde à manta asfáltica, em média cinco vezes mais durável que a membrana, se bem executada. Quando se utiliza argila expandida para proteger a tubulação hidráulica, recomendamos a aplicação de manta asfáltica aluminizada, de maneira que a camada de alumínio atue como uma proteção mecânica para a disposição da argila expandida evitando que a mesma fique em contato direto com o material da manta. Esta medida economiza a proteção mecânica com argamassa agilizando uma etapa da obra.

 

Fig 10 - Espelho d

Em áreas permanentemente alagadas como espelhos d'água, há uma pressão d'água constante, o que exige mais do produto aplicado.

Por outro lado, é preciso que se reduza a necessidade de manutenção periódica implicando no esvaziamento do local. Neste caso, a solução mais indicada é a manta asfáltica com proteção mecânica em argamassa podendo esta receber uma pintura da cor que se deseja ressaltar no espelho d'água.

É também possível aplicar a manta líquida sobre o piso regularizado, uma vez que o local não está sujeito a nenhum tipo de circulação.  Este método no entanto, requer maior frequência na manutenção.

Para mais informações sobre estes e outros assuntos acompanhe as nossas publicações ou entre em contato com a nossa equipe comercial - contatos no topo da página.


Categoria: Artigo

Publicado em:

Endereço e Telefones

Redes Sociais


Mensagem

Política de Privacidade

Política de Privacidade

O nosso site utiliza cookies apenas para coleta de dados analíticos de acessos (quantidade de visitas, tempo de sessão e tipos de dispositivos).

Não utilizamos cookies para coleta de dados pessoais. Ao continuar navegando, você está ciente da nossa Política de Privacidade.

icone-whatsapp 1
by Redbit