Saiba quais são os Riscos de não fazer a Manutenção Predial
O processo construtivo não termina na entrega de um novo empreendimento. Portanto, é de grande importância que as edificações tenham um plano de manutenção predial adequado para que sua vida útil seja prolongada.
A manutenção predial diz respeito ao cuidado com uma série de itens indispensáveis para o bom funcionamento de um edifício e é um dos principais fatores para garantir a durabilidade e segurança da edificação.
Para um bom plano de manutenção predial, deve-se levar em conta por exemplo: estrutura, telhado, pinturas, alvenaria, impermeabilização, portões, pisos, instalações elétricas, hidráulicas e de gás.
Esses componentes possuem durabilidade determinada. Em geral, edificações novas possuem um tempo de garantia que só será válido caso sejam executadas manutenções preventivas.
Apesar de essencial para prolongar a vida útil da edificação, a manutenção predial (tanto a preventiva como até mesmo a corretiva) é muitas vezes negligenciada no uso que se faz dessas edificações e as consequências deste ato podem ser gravíssimas ou até mesmo trágicas.
Em 15 de outubro de 2019 o Edifício Andrea localizado em Fortaleza/CE, desabou às 10h28.
Através de imagens e reportagens sobre o ocorrido podemos observar o não cumprimento da NBR5674 (Manutenção de Edificações) por parte do condomínio.
As paredes da edificação, apresentavam sinais de tratamentos superficiais e deformações, emboço deteriorados e necessitando de tratamento para evitar seu desprendimento.
Nos pilares, o recobrimento do aço estrutural foi realizado exclusivamente por emboço, material sem finalidade de sustentação estrutural evidenciando a negligência de intervenções anteriores.
O aço estrutural oxidado não foi tratado de forma eficaz e onde deveria haver um recobrimento mínimo de de 2 centímetros com concreto alcalino suficientemente para a proteção do aço, o que ocorreu foi apenas o tamponamento com massas de várias espessuras - NBR6118 (Projeto de estruturas de concreto- Procedimento).
Soma-se a estes outro fator gravíssimo, a perda de seção do pilar. Ou seja, a resistência à compressão já estava comprometida afetando a distribuição de cargas estruturais. Em decorrência desta redistribuição das cargas, as estruturas começaram a sofrer esmagamentos (NBR6118, NBR15575 e NBR5674).
Diante do acontecido, devemos repensar a importância de planejar a manutenção predial preventiva e realizar a corretiva levando em conta a necessidade de contratar empresas sérias com profissionais qualificados que prestem serviço de qualidade e que sigam as normas técnicas.
A equipe Milano, tem o objetivo de promover através de seus serviços prestados a conscientização da importância da manutenção predial de qualidade feita com responsabilidade por profissionais experientes e qualificados.
Autora: Ane C. Oliveira
Categoria: Artigo
Publicado em: 07/11/2019